sábado, 27 de outubro de 2012

"Compota de Cajú"

Fiz hoje essa compota de Cajús com o desejo de fazer as amigas estrangeiras conhecer um pouco mais da minha "Bahia/Brasil." Esse doce eu cresci, assistindo a minha querida mamãe fazer em grandes quantidades, em panelões imensos, que cozinhava o dia inteiro até dá o ponto. Ela fazia para mandar para a capital, para as irmãs e comadres que esperavam ansiosas pelos doces de cajú, goiaba e de leite. Hoje eu tive um dia bem nostalgico ao lembrar do prazer com que ela preparava essas coisas tão gostosas e que eu tenho tão clara na minha memória. É vamos a receita, senão eu termino chorando.
 

 
 
 Comprei 25 cajús bem maduros, retirei as castanhas de todos e cortei o fundinho levemente, e tambem retirei o miolo onde fica presa a castanha, com uma faca bem afiada gire em torno do miolo e retire, ´bem fácil.  Depois fure bem os cajús com um garfo, espremendo um pouco o suco. Não esprema demais é só para retirar um pouco do suco a fim de dá entrada para calda saborizar cada cajú.
 

Essa imagem mostra direitinho como eu retirei o miolo, depois é só furar apertando do fundo para o miolo e também aproveitar o suco que sair fazendo um gostoso refresco com gelo e açúcar.



 
Ingredientes:

25 cajús bem maduros + 3 xícaras de água + 700 g. de açúcar cristal,  aquele comum + 12 cravos da Índia  ( E bastante paciência, pois leva 3 horas cozinhando até dá o ponto)


Numa panela que caibam uns 5 litros, voce poe o açúcar e a água e leva ao fogo por uns minutos prá virar uma calda rala. Quando estiver fervendo ponha os cajús e cozinhe em fogo médio por uma hora e depois ponha os cravos (sem as cabecinhas)  abaixe o fogo até a calda ficar corada e os cajús cozidos com um tom caramelo avermelhado, pois é a nódua do cajú que dá essa cor bonita. Tá pronto o seu doce passado as 3 horas.

Bbs: Eu pesei  os cajús e deu 2k. e 100 g. Só que depois de retirar as castanhas ficaram c/ 2 kg. mesmo.







 

14 comentários:

  1. Nina não conhecia essa compota mas parece-me ser uma delicia.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Nina,
    caju só conheço mesmo a castanha torrada e salgadinha, gsoto tanto.
    Esta compota é uma perfeita novidade, adivinha uma delicia tropical, gostei de conhecer, gostava ainda mais de poder provar.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esta compota mas gostei do aspecto!

    beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá Amiga! fiquei muito feliz com sua visita obrigada.
    Nossa que delícia...amo caju....bjs

    ResponderExcluir
  5. Querida Nina: não é que já adivinhavas??? Nunca tinha visto este fruto na minha vida e adorei!!Nem sabia que o aspeto dele era esse.Cajú,para mim, é aquele aperitivo salgadinho e delicioso,tipo amendoim. Agora o que eu gostava mesmo era de provar esta maravilha.
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Los recuerdos de la madre es imborrable Nina y el vacío que dejan jamas se llena con nada, pero al menos con sus recetas permanecen entre nosotros.
    La preparación se ve deliciosa, tiene un color increíble.
    Un besiño Nina

    ResponderExcluir
  7. Nina eu imagino as boas lembranças que esse doce te trouxe.Cozinha tem muito disso, lembranças de aromas, sabores e de encontros.
    Delícia de doce!beijkas

    ResponderExcluir
  8. maravilhoso. nunca tinha visto de onde vem a castanha de cajú. adorei. por cá só encontramos a castanha, não o fruto.
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderExcluir

  9. Como é bom ter amigos (as) mesmo que do outro lado da telinha! É assim que te sinto amiga virtual é real. È com carinho que passo mais uma vez no teu cantinho para desejar uma linda tarde de Domingo e que amanhã inicie uma semana abençoada com muita paz, saúde e com muita firmeza para vencer os obstáculos que surgirem na tua vida.
    Gosto muito de um pensamento do livro MINUTOS DE SABEDORIA, de C. Torres Pastorino, que diz: TENHA firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal. Mas seja paciente, não pretendendo que tudo lhe chegue de imediato. Há tempo para tudo. E tudo o que é seu virá às suas mãos, no momento oportuno. Saiba esperar o momento exato em que receberá os benefícios que pleiteia. Aguarde com paciência que os frutos amadureçam para que possa apreciar devidamente sua doçura.
    Que saibamos ter esta paciência e a coragem de lutar por nossos sonhos. “Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la” Barbara Pletcher
    Bjuss Fica na paz de Deus. Lourdes Duarte http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    Lembrando o sorteio, continua, veja link na lateral do blog, faltam menos de 100 seguidores para atingir a meta!! Participem!!


    ResponderExcluir
  10. Olá Nina, boa tarde.

    Tive a oportunidade de comer o doce de caju em compota numa cidadezinha do interior da Paraíba, no caminho entre João Pessoa e Recife.
    Simplesmente delicioso, diferente, sensacional.
    Adoraria experimentar outra vez.

    O que vc fez está convidativo, hum!!!!

    Beijos, bom domingo.

    ResponderExcluir
  11. UAU Nina, Uma delícia. Adorei conhecer esse frutinho.
    Eu adoro fazer doces, compotas geleias mas não faço o de tomate, pois não consigo. Lembro-me dos momentos em que via a minha avó fazê-lo e bate uma saudade...

    Bjnhos e uma semana maravilhosa.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. E eu adorei conhecer um pouco mais, Nina, a compota ficou com um aspecto magnifico, uma cor lindíssima !

    O Outono também me provoca nostalgia pelas lembranças que me traz ! :-)

    Beijinhos

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!